Parte Um: Explorando as Montanhos e Aldeias Escondidas

Chipre pode ser famosa por suas belas praias, mas também abriga duas cadeias de montanhas distintas que acrescentam um toque surpreendente à paisagem da ilha. As Montanhas Troodos — a maior e mais alta cadeia — ficam na parte central e sudoeste. Já a cadeia Kyrenia, ao norte, é uma formação calcária menor, mas robusta, oferecendo duas experiências montanhosas bem diferentes em uma única viagem pela ilha.

A caminho das Montanhas Troodos, não resistimos a uma parada em uma das muitas vilas pitorescas espalhadas pelas estradas sinuosas. Lazanias — situada a aproximadamente 900 metros de altitude — conquistou nossos corações em pouco tempo. Apesar de abrigar apenas cerca de 40 pessoas e ter vários edifícios abandonados, a vila oferece vistas que  são de tirar o fôlego. Partindo de Ayia Napa, a viagem durou cerca de uma hora e meia, mas o ar puro das montanhas e a paisagem tranquila valeram muito a pena.

Uma das principais atrações da região é o Santo Mosteiro de Machairas, fundado no final do século XII e dedicado à Virgem Maria. Se você ama história e arquitetura deslumbrante, este é um lugar imperdível. Bem ao lado do mosteiro, há um museu e uma imponente estátua de bronze dedicada a Grigoris Afxentiou, herói nacional que lutou pela independência de Chipre do domínio britânico.

Voltando pelas estradas montanhosas em direção a Ayia Napa, fizemos uma parada improvisada em Episkopeio para admirar uma bela igreja ortodoxa. Suas cúpulas douradas e telhados azuis reluziam sob o sol quente, criando uma cena realmente impressionante. Foi lá que encontramos um gatinho muito fofo, e super ansioso para se juntar à nossa viagem, que quase voltamos para casa com um novo companheiro de estrada!

Assista o nosso video do Chipre no YouTube!

Leave a comment